Há muitas formas diferentes de poupar dinheiro no supermercado, um dos maiores buracos no orçamento mensal das famílias.
Se conseguires reduzir o que gastas no supermercado, ganhas margem para outras coisas importantes: desde reforçar a poupança até respirar melhor no final do mês.
Neste artigo, partilho contigo várias formas práticas de conseguires poupar dinheiro no supermercado sem complicações e sem cortes radicais.
1. Faz uma lista do que precisas de comprar
Se queres poupar dinheiro no supermercado, tens de começar o trabalho em casa. Fazer uma lista do que precisas de comprar é fundamental para não saíres do supermercado com o carrinho de compras com o dobro daquilo de que precisas e uma conta astronómica.
Se costumas entrar pelo supermercado sem grande rumo, onde tudo te parece necessário… esquece. Esses dias acabaram.
Escreve ao longo da semana o que te faz falta, ou analisa a despensa e o frigorífico antes de saíres e assim não trazes nada em excesso. Com uma lista sabes exatamente o que tens de comprar e evitas comprar coisas por impulso de que nem sequer precisas.
Para uma lista mais eficaz, escreve os produtos pela ordem dos corredores que costumas percorrer para poupares tempo e não andares para trás e para a frente.
2. Faz compras semanais ou quinzenais e fideliza-te a um supermercado
Peixe num supermercado, carne noutro e fruta noutro. És dessas pessoas?
Fazer todas as compras da semana num só supermercado e de uma só vez, traz vantagens ao nível do tempo (deslocação, estacionamento, logística, etc.) e também ao nível de dinheiro (menos gasolina e menos oportunidades de comprares itens fora da lista de compras).
E já que te vais fidelizar a um supermercado, se ele tiver um programa de fidelização (quase todos têm) aproveita-o ao máximo porque é uma forma de poupares dezenas de euros todos os meses.
Optar por um supermercado menor, com menos produtos e hipóteses de escolha reduz a probabilidade de trazeres coisas de que não precisas.
3. Faz a ementa da semana antes de saíres de casa
Acredites ou não, esta é a estratégia chave para poupar dinheiro no supermercado.
Define uma ementa de refeições para cozinhares ao longo da semana, e escreve tudo o que precisas de comprar para a conseguires cozinhar. Isto evita que compres produtos aleatórios que não combinam ou comida em excesso e que se pode estragar.
Uma ementa semanal faz também com que as tuas compras sejam muito mais eficientes, inteligentes e económicas porque sabes exatamente aquilo que tens de comprar e não te arriscas a ficar sem nada para comer a meio da semana.
4. Vê o preço dos produtos ao Kg, Litro ou Unidade
Geralmente o preço dos produtos ao Kg, Litro ou unidade está em letras minúsculas na etiqueta.
E se te guiares por estes preços, sabes se estás, ou não, a pagar o preço mais barato pelo produto que vais comprar.

No exemplo de cima, tens os diferentes preços por kg das embalagens de Chocapic.
De todas as opções acima, a embalagem mais económica será a que tem a oferta de 35% uma vez que é o preço/kg mais barato (6,74 €/kg).
Se costumas consumir Chocapic em tua casa, mesmo que pagues mais no momento, esta é a opção mais barata e a que te compensa mais levar.
Ver o preço desta forma ajuda-te a fazeres compras mais inteligentes e na maior parte das vezes a pagares menos por mais quantidade de produto.
Por isso mesmo, a lógica tem de ser esta para todos os produtos que compras habitualmente e que podes comprar numa quantidade maior sem que se estrague: congelados, conservas, cereais, detergentes, café, papel higiénico, etc.
Um cêntimo aqui, e outro cêntimo ali, fazem uns euros no final.
5. Aproveita as promoções
De certeza que és fiel a alguns produtos no supermercado, por isso mesmo só tens de estar com atenção quando esses produtos estiverem a terminar e aproveitar para os comprar quando estiverem em promoção.
É uma excelente forma de poupar dinheiro e só pagas o preço normal desses produtos se não fores organizado/a ou se não estiveres com atenção.
6. Opta por produtos de marca própria
A marca própria dos supermercados é uma verdadeira aliada da poupança.
Há muitos produtos de marca própria que são igualmente bons (ou melhores) que os produtos de marca, e produtos exatamente com o mesmo produtor, onde o que muda é apenas a marca (e o preço, claro).
Deixo-te aqui um artigo onde podes aprender como ver os produtores dos produtos de marca própria.
Da próxima vez que fores ao supermercado, compara as diferentes opções de marcas que existem, lê o rótulo do produto de marca própria, e se te parecer bem, traz e experimenta.
Se não gostares a tua opinião já tem um fundamento e se gostares começas a comprar e vais conseguir poupar muito, muito dinheiro!

7. Evita os produtos já arranjados e embalados e privilegia os frescos
Os produtos já arranjados e embalados como fruta, legumes, carne, charcutaria, etc. são giros e dão imenso jeito, mas na maioria das vezes são mais caros. Acontece o mesmo com os produtos congelados, à exceção de alguns legumes.
Para poupares dinheiro, opta sempre por comprar os produtos frescos e a granel, arranja-os tu e congela o que achares que é excesso.
Perdes tempo, mas ganhas dinheiro.
8. Vai sozinho/a, com tempo e sem fome
Os filhos são o melhor do mundo, não é?
No entanto, podem ser um verdadeiro pesadelo no supermercado, o que se pode tornar desgastante a todos os níveis, incluindo ao nível da carteira.
Se puderes fazer compras sozinha/o opta sempre por fazê-lo e de preferência come qualquer coisa antes de ires, para não caíres em tentações no corredor das bolachas.
E não vás às compras com o tempo contado. Vai com tempo para veres as diferentes opções que há, e fazeres as escolhas mais económicas.
9. Define um orçamento
É fundamental definires um orçamento para as compras do mês, e de preferência dividi-lo por semanas, para não teres surpresas quando o mês se estiver a aproximar do fim e tu já estiveres quase sem dinheiro.
Teres um valor semanal para te guiar vai ajudar-te a manteres as tuas finanças mais controladas e a não trazeres coisas desnecessárias.
Lê este artigo para aprenderes tudo sobre como construir um orçamento mensal.
10. Explora os mercados e mercearias locais
Dependendo da oferta da tua área de residência, vê os preços praticados nos mercados e mercearias e caso seja mais vantajoso, começa a ir a pequenos comerciantes em vez de grandes superfícies.
O supermercado vai continuar a fazer parte da tua vida e a grande diferença está em como lidas com ele e com o resto das tuas finanças.
E se queres ir além destas estratégias e aprender a organizar todo o teu dinheiro com leveza, clareza e intenção, o meu curso Do Caos à Leveza Financeira pode ser o próximo passo.
Neste curso, que é não é uma fórmula mágica, vais:
- Entender e mudar o teu comportamento com o dinheiro,
- Aprender a criar um sistema personalizado de gestão das tuas finanças, totalmente adaptado à tua realidade
- Conhecer ferramentas e estratégias para viveres com mais leveza e segurança financeira.
Se queres deixar de viver com medo do saldo bancário ou de adiar os teus sonhos por falta de organização financeira, este é o momento certo.

Vais ganhar um plano, um sistema e a confiança de que precisas para deixares de sentir que o dinheiro te escapa.
Obrigada por estares desse lado.
Cat